0800 003 3010
Solicite um orçamento >

Caso de Sucesso - Realcafe



Cliente:

A Realcafé Solúvel do Brasil foi inaugurada em 1971, no município de Viana - ES, e estimulou o mercado capixaba de café robusta ou conilon, por ser a matéria-prima tanto do café solúvel quanto do torrado e moído.

Com capacidade para produzir em torno de 10 mil toneladas de café por ano, a Realcafé produz hoje uma média de 30 toneladas de café e mais de 5 toneladas de erva-mate solúvel por dia.

Com todo este tamanho e volume de produção, a Realcafé precisava ter controle sobre sua energia de maneira confiável e segura, e por isso contou com as soluções de geração de energia da Generac.


Fornecimento:

A Generac forneceu 5 Grupos Geradores modelo SWY440 (550kVA/440kW), tendo como sua aliada principal neste projeto a Connex-x. Dentre os 5 Grupos Geradores instalados, temos 1 gerador externo com base tanque e cabine acústica 85 dB(A) a 1,5m, e outros 4 Grupos Geradores abertos com base tanque especial, todos com controladores Generac G6050. Foi realizada a automação de outro Gerador de 700 kVA já existente para operar conjuntamente com a nova usina.

Além dos Geradores, foram montados um painel de paralelismo, composto por um disjuntor de 5.000 A com controlador G6300 e um transformador de 4.000 kVA, responsável por elevar a tensão gerada de 440 V para 11,4 kV, que é a tensão contrata com a concessionária local.


Aplicação:

Os Grupos Geradores operam principalmente em modo Prime Power - Horário de Ponta, com sistema de transferência fechada, quando os Geradores recebem sinal de partida programada e, assim que estabilizam, ficam conectados em paralelo através do quadro de paralelismo. Quando os Geradores estão disponíveis para assumir carga, o controlador G6300 faz a análise da sincronia entre a Usina e a Rede, através de um sincronoscópio, quando os parâmetros estão iguais, este controlador manda sinal de fechamento para o disjuntor de alta tensão da Usina, instalado na subestação.

Em determinado momento, tanto a Rede quanto a Usina alimentam as cargas da Realcafe e então, o controlador G6300 faz a transferência em rampa de cargas, retirando cargas da Rede e colocando-as sob alimentação dos Geradores. Assim o consumo de energia com a concessionária é zero, reduzindo significativamente o custo da conta de luz da Realcafe.

Após o horário de ponta, o controlador G6300 faz o processo inverso, passando as cargas para alimentação da Rede da concessionária. Após finalizar a transferência, os controladores mantêm os Geradores ligados em processo de resfriamento.

Em casos de emergência, numa eventual queda da concessionária, os Geradores serão ligados e vão abastecer a fábrica. Caso os Geradores estejam operando em horário de ponta quando ocorrer uma falha, estes permanecerão operando, mesmo que o horário de ponta se encerre antes que a energia da concessionária seja reestabelecida.

Devido à competência técnica da equipe, e das soluções confiáveis de energia da Generac o projeto desenvolvido para a Realcafe é um sucesso.


Ver todos