A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

5 mitos sobre geradores a gás

A busca por geradores a gás aumentou, mas ainda existem vários mitos em relação aos seus benefícios. Conheça as verdades e mentiras ao seu respeito.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

Com o risco de um novo apagão devido à nova crise hídrica que o país enfrenta, a busca por geradores a gás aumentou, sendo uma alternativa para driblar a crise energética.

Conheça os 5 principais mitos sobre geradores a gás e entenda o que é verdade e mentira ao seu respeito. Você ficará bem-informado para fazer a escolha certa para sua necessidade, seja ela empresa, indústria ou até mesmo residência.

  1. Geradores a gás são muito mais caros que os geradores a diesel

Em alguns casos o preço de aquisição do gerador a gás torna-se um item secundário mediante os benefícios que o equipamento pode trazer ao cliente. O combustível Gás natural tem seu valor menor em relação ao diesel e por praticamente eliminar o manuseio de combustível, a sua operação e manutenção tornam-se mais baratas.

Com isso, o retorno do seu investimento sobressai sobre o valor que foi pago, tornando o gerador a gás um ótimo investimento.

  1. Geradores a gás não servem para atender cargas em emergência

Este é, provavelmente um dos mitos mais equivocados, pois os geradores a gás da GENERAC atendem muito bem cargas de emergência, visto que são certificados NFPA 110 (Nível 1, Tipo 10) e assumindo 100% da carga súbita em até 10 segundos.

Assim como os geradores a diesel são totalmente automatizados, se tornando uma fonte de energia de backup.

  1. Geradores a gás são perigosos, pois podem explodir por causa do gás

Os geradores movidos a gás são mais seguros que outros geradores, pois a instalação do sistema de alimentação a gás segue todas as normas e diretrizes de quaisquer outras instalações de gás natural. O gás natural, por ser menos denso que o ar, tende a subir e se dissipar na atmosfera. Já para locais abrigados, é necessário a instalação de sistemas com detectores de vazamento, tanto na base do gerador, quanto na sala dos equipamentos, aumentando a segurança do projeto e da operação.

  1. Geradores a gás são muito complexos de instalar e manter

A única diferença entre os geradores a gás e outros geradores é o sistema de abastecimento. Manter um gerador a gás é muito simples e sua manutenção é semelhante à de geradores a diesel, com a vantagem de não ser necessário a manutenção do combustível líquido, pois o sistema de abastecimento é diretamente conectado à rede de gás natural.

  1. Geradores a gás não são potentes e prejudicam a transformação de energia

Engana-se quem pensa que os geradores a gás não são potentes, e que isso prejudicaria o rendimento na hora de transformar a energia do combustível em eletricidade. Os geradores a gás GENERAC são eficientes em transformar energia mecânica em energia elétrica e tem a capacidade de assumir até 100% blocos de carga em 10 segundos.

A instalação de um gerador a gás é uma excelente opção para quem procura uma fonte de energia de qualidade, com praticidade, segurança e economia.

Entenda mais sobre o gás natural

  • Energia limpa

O Brasil enfrenta uma crise hídrica que afeta diretamente o nível de alguns dos seus principais reservatórios de água para a produção de energia elétrica do país, tornando a produção mais difícil e cara.

Com os reservatórios de água mais escassos, o risco de apagão no país é grande, traz preocupação e a necessidade de diversificação de outras fontes e soluções energéticas para ao setor. Uma vez que a matriz energética brasileira é dominada pela geração hídrica das grandes usinas hidrelétricas (75% da energia produzida no Brasil), o que corresponde 42% da matriz energética.

Entre as fontes geradoras de energia, encontra-se o gás natural, combustível fóssil que é encontrado em reservatórios de petróleo no subsolo.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o gás natural é uma fonte de energia mais limpa e eficiente que o petróleo, com a menor emissão de poluentes ao meio ambiente. Ele é responsável por mais de 10% da capacidade da matriz energética do Brasil, e será uma das fontes que irá apresentará maior crescimento no país até 2050.

  • Fonte emergencial

Os geradores a gás vêm se destacando no mercado como uma boa alternativa para substituição ou complementação da energia elétrica fornecida pelas concessionárias, tanto no âmbito operacional quanto financeiro. Uma vez que pode diminuir os custos elevados (a economia pode chegar a 30%) e é também uma fonte de energia de backup.

O que isso quer dizer? Se ocorrer uma falha ou interrupção temporária de energia, o gerador é uma solução eficaz para fornecer energia, pois supre a falta dela funcionando como uma fonte emergencial, além disso, podem ser usados em horários de pico, em que o valor pago pelo KWh é mais caro, reduzindo o custo com eletricidade.

  • Afinal como funciona um gerador a gás?

Sendo o gás natural um dos mais utilizados no Brasil, a eletricidade é produzida a partir da sua queima. O gerador a gás funciona com o ciclo do tipo Otto de combustão interna onde gás é queimado para gerar energia mecânica que é convertida em energia elétrica através do alternador. A quantidade de energia produzida pelo gerador depende dos componentes e da quantidade de combustível utilizado.

  • As vantagens de um gerador a gás

Os geradores a gás estão se tornando cada vez mais comuns em residências, comércios e indústrias pela praticidade em sua gestão. Outro fator é o fato de o gerador a gás apresentar mais vantagens em relação aos tradicionais modelos movidos a diesel.

As principais diferenças dos gerados a gás pelos movidos a diesel são:

  • Combustível mais limpo e barato quando comparado a outros combustíveis não renováveis;
  • Equipamentos compactos e de fácil instalação
  • Menor emissão de poluentes;
  • Utilizam Gás Natural, sempre abastecidos e conectados à rede de GN
  • Redução nos gastos operacionais;
  • Praticidade no abastecimento, já que não é necessário ter tanques;
  • Melhor gestão do combustível.
  • É ideal para sistemas de cogeração, pois podemos reaproveitar energia em forma de calor, vapor, água quente e aquecimento do óleo.

Agora que você já conhece os seus benefícios, entre em contato conosco e aproveite todas as vantagens de ser ter um gerador a gás!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato