Quem quer praticar sustentabilidade em casa precisa rever algumas ações do dia a dia que podem influenciar no consumo. Sabemos que energia elétrica e água potável são recursos escassos e precisam ser usados com consciência.
Também precisamos ter muita atenção ao consumo de produtos, porque o excesso é responsável por gerar ainda mais lixo. Tudo isso é pensar em uma vida mais sustentável, que usa os recursos com consciência e consegue reaproveitar ao máximo aquilo que é usado.
Continue a leitura e anote essas dicas para tornar a sua casa e a sua rotina mais sustentável!
Troque as lâmpadas para praticar sustentabilidade em casa
Saiba que a presença da tecnologia também foi incorporada na confecção de lâmpadas. Afinal, os modelos fluorescentes são mais econômicos e duram muito mais tempo do que os tipos incandescentes, aquelas mais antigas no mercado.
O mesmo vale para as modernas lâmpadas de LED, que reduzem ainda mais custos do que as fluorescentes. Um dado interessante sobre essas lâmpadas é que podem usar apenas 8W para iluminar, por outro lado, as incandescentes usam cerca de 60W para gerar o mesmo nível de luminosidade.
Por fim, há metais pesados nos modelos mais antigos, que não estão presentes naqueles mais modernos. Adicionando essas atitudes à percepção de apagar sempre luzes de cômodos onde não há ninguém, você consegue economizar nos custos e aplicar a sustentabilidade.
Separe o lixo reciclável
Outro assunto bem sério é sobre a questão do lixo. Cada um de nós produz bastante lixo ao longo da vida e esse material precisa ir para algum lugar. O problema é que uma parcela considerável poderia ser facilmente reutilizada se separado corretamente.
Vidros, metais, plásticos e papéis podem ser separados para que sejam entregues em espaços de reciclagem. É por meio do sistema de coleta seletiva que conseguimos esse resultado. São diferentes contêineres, em cores que representam cada tipo de material.
Com isso, você aumenta as chances de produzir menor quantidade de lixo, além de proporcionar novos usos para esses materiais. Outra dica é aproveitar ainda em casa aqueles que podem servir para outros fins antes de ir para o lixo. Por exemplo, embalagens de produtos alimentícios, que podem servir para guardar outros itens.
Use menos embalagens
Quando vamos aos lugares públicos, normalmente bebemos água em copos descartáveis. Uma ação que pode reduzir esse consumo é carregar com você uma garrafa ou copo de plástico, para usar sempre que preciso. São atitudes da rotina que podem ajudar muito.
Mesmo quando você está em casa, ao optar por uma garrafinha, evita usar e lavar vários copos no decorrer do dia. Uma redução que parece pequena, mas que faz toda a diferença quando consideramos a frequência desses hábitos. E ainda sobre embalagens e descarte, você pode reaproveitar ou evitar produtos com muitas delas.
Em outras palavras, pode recorrer às sacolas ecobags, que substituem as sacolas plásticas ao ir ao supermercado. Aquelas sacolas que já têm dentro de casa podem servir para guardar o lixo. Pode também escolher, na hora de comprar, aqueles produtos que possuem menor quantidade de plástico.
Valorize materiais usados
Uma dica de economia que se tornou até tendência de decoração é aproveitar oportunidades em brechós. Os móveis com estilo vintage conseguem trazer um toque todo especial para o ambiente. Objetos muito antigos, como máquinas de escrever, podem ser incorporados a um ambiente como peça decorativa.
Ainda nas tendências de decoração, existe uma prática de incorporar nos ambientes móveis que tenham detalhes como rasgados e pequenas quebras. É uma filosofia que gira em torno de mostrar a história, as “cicatrizes” por trás de cada detalhe da casa ao invés de simplesmente comprar algo novo.
Fica a seu critério aproveitar essas ideias, o fato é que elas contribuem para redução do consumo desses objetos. É interessante analisar o que pode usar na decoração, além de oferecer para venda ou doação aqueles móveis que podem ainda servir, passando eles por reformas ou não.
Tire eletrodomésticos não usados da tomada
Chamamos de gasto silencioso quando as luzes vermelhas de aparelhos permanecem acesas quando eles estão desligados, mas permanecem na tomada. É o caso de micro-ondas, computadores, entre outros equipamentos que não usamos o tempo todo, mas deixamos nesse estado.
Itens como fogão e geladeira usamos muito e precisamos manter ligados para conservação de alimentos. Porém, há muitos outros itens que não se encaixam nesse contexto. Essa dica é, inclusive, muito falada em épocas de férias, por conta de viagens.
A ideia é que os aparelhos sejam desligados enquanto a família está fora de casa, para poupar energia. Por outro lado, se ficar na tomada o dia todo não é necessário, podemos trazer a dica para a rotina. Afinal, será mais interessante reduzir uso de energia e claro, diminuir os custos.
Evite sobrecarga de geladeira e freezer
O trabalho do freezer e da geladeira é manter os alimentos gelados ou congelados. Pois bem, há uso de energia para que isso aconteça. O grande problema é que muitas pessoas posicionam esses eletrodomésticos perto de um fogão, por exemplo.
Também pode acontecer de termos incidência muito forte de sol dentro de casa perto desses itens. Por mais que a sua geladeira continue cumprindo sua função nessas situações, ela acaba sofrendo uma sobrecarga, porque o ambiente não contribui para a temperatura se manter.
O resultado disso tudo é um gasto ainda maior de energia, considerando que esses são equipamentos que precisam estar constantemente na tomada. A energia elétrica é um recurso limitado, precisamos colaborar para seu uso consciente com essas ações.
Escolha o ventilador sempre que possível
Sabemos que o ar condicionado proporciona um conforto muito grande porque por meio dele controlamos a temperatura ambiente. Em casa isso torna o local ainda mais aconchegante, diminuindo o calor nos dias de verão.
Por outro lado, ao ser comparado com outros equipamentos, que também cumprem a função de refrescar, ele consome muita energia. Pensando nisso, resolvemos trazer uma dica para quem pode evitar o uso de ar condicionado.
Há locais em que o ventilador, por exemplo, consegue cumprir muito bem a função, sobretudo em períodos de estações de clima mais ameno. A ideia é que você consiga optar por outras ferramentas que consomem menos energia, deixando o ar condicionado para apenas calor intenso.
Aprenda a reutilizar água
Não podemos falar sobre sustentabilidade sem mencionar a necessidade de poupar água. Uma dica muito boa é aproveitar a água que é gerada após o último enxágue das roupas na máquina de lavar. Os modelos modernos dão a opção de ativar esse modo e liberar água em um balde.
Existe truques como, por exemplo, aproveitar a água da chuva para atividades como lavar o carro. A sustentabilidade é feita no dia a dia com pequenas ações. Quando colocamos na ponta do lápis a contribuição ao longo de um ano o resultado é grandioso.
Por isso avalie em quais atividades da rotina você consegue aproveitar a água para outros fins. Desse modo é possível reduzir consumo desse bem tão precioso e diminuir a sua conta no final do mês. Uma porção de água da chuva não pode ser consumida, mas pode servir para o banheiro ou o quintal, por exemplo.
Coloque plantas na sua casa
Não importa se você vive em casa ou apartamento, é muito interessante optar por cuidar de plantas no ambiente. Isso porque além de deixar o espaço mais bonito e aconchegante, elas colaboram para criar uma espécie de microclima.
Em outras palavras, a temperatura fica muito mais agradável e o clima mais fresco. Plantas de maior porte intensificam o vento que entra pela porta ou pela janela. Também estão sempre regadas, contribuindo para a umidade do local.
Com isso, você acaba sentindo menos necessidade de ligar eletrodomésticos para lutar contra o calor. Ou ainda, pode fazer a troca do ar-condicionado pelo ventilador ou climatizador, como mencionamos na dica anterior.
Essas são as práticas para praticar sustentabilidade em casa, as quais vão te trazer muitos benefícios. Aos poucos você consegue inserir na rotina até que essas ações virem verdadeiros hábitos.
Com isso, vai conseguir fazer a sua parte por um mundo melhor. Sem contar a economia dos recursos financeiros da sua família, não se esqueça de ensinar a todos dentro de casa. Assim conseguimos unir duas boas causas.
Uma resposta
Otima materia gostaria de receber artesanato sustentavel