A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

A tendência do uso do gás natural como solução energética

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

O consumo de gás é algo que cresce exponencialmente no mundo, especialmente nos ditos países subdesenvolvidos.

Contudo, nos últimos anos, o debate ambiental acerca das mudanças climáticas vem crescendo significativamente, o que está gerando mudanças de paradigma no setor de energia, que visa formas de atenuar os impactos ambientais.

Entenda o que é o gás natural e a importância de sua atuação como solução energética.

Como se constitui o gás natural?

O gás natural encontra-se na natureza por meio de reservatórios profundos no subsolo, sendo um combustível fóssil.

Tal gás é resultante da degradação da chamada matéria orgânica, de plantas do período pré-histórico e de fósseis de animais.

Trata-se de um gás que pode substituir outros tipos de combustíveis, tais como o petróleo, o diesel, o álcool e óleo.

Outra característica inerente ao gás natural, é que este pode ser utilizado como fertilizante, além de também pode ser usado na produção de amônia e ureia.

Utilizar este tipo de gás tende a ser uma atitude que pode amenizar consideravelmente os danos ambientais.

Isso ocorre porque ele evita o desmatamento, um problema crônico no Brasil, além de possibilitar uma diminuição considerável de emissões de gases de efeito estufa, desde que o gás natural seja utilizado de forma consciente.

A tendência do uso do gás natural como solução energética

O pré-sal vem se configurando como uma nova perspectiva para a sociedade brasileira. Mas o que é o pré-sal?

Denomina-se pré-sal o reservatório de petróleo encontrado abaixo de rochas sedimentares formadas a milhões de anos e que se encontram em águas de grande profundidade, até aproximadamente 7 mil metros abaixo da superfície.

Por que estamos falando sobre o pré-sal? O fato é que nos próximos anos o gás natural deve ser significativamente mais utilizado, muito por conta das perspectivas em torno do pré-sal.

Isso ocorre porque o gás natural emite uma quantidade de gases de efeito estufa menor do que outros combustíveis fósseis.

O que o torna altamente recomendado para que possa existir uma transição satisfatória para uma economia de baixo carbono.

Até porque o gás do pré-sal possui grande quantidade de CO2, o que torna imprescindível maneiras de purificá-lo, para que não seja tão agressivo ao meio ambiente.

Logo, a utilização de gás natural é uma tendência, tendo em vista que ele proporcionará uma maneira de consumo de energia menos agressiva.

Nesse cenário, o desafio do mercado neste momento é criar um mercado viável para o gás natural, viabilizar o produto e torná-lo mais acessível à população, uma vez que ainda é considerado parte de um nicho.

Isso faz com que ele possua um valor alto, uma vez que não há oferta e demanda. Nem mesmo existe concorrência expressiva.

É preciso que o gás natural saia do nicho e passe a ganhar mais adeptos, uma vez que não é possível consolidá-lo enquanto não se tornar popular.

Trata-se de um gás que apresenta muitas utilidades, como abastecimento de veículos, grande valia no setor industrial, entre outras tantas utilidades.

Conheça os nossos serviços

Acesse o nosso site e conheça melhor os nossos produtos e serviços. Entre em contato com a nossa equipe por meio dos nossos telefones ou redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato