A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

As melhores formas de economizar energia na sua indústria

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

Sabemos que os preços de energia elétrica aumentam a cada ano, em um ritmo alarmante. Tratando-se de indústrias, onde a produção não pode parar, e com objetivo de gerar maior competitividade no mercado, a conta de energia pode chegar a valores exorbitantes.

Por isso, é imprescindível buscar alternativas para economizar a energia e reduzir gastos internos, especialmente em períodos de crise.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e conheça as melhores formas de economizar energia na sua indústria.

Consumo industrial de energia

Antes de tudo, sabemos que principal objetivo de qualquer organização no mercado é obter o seu lucro e conquistar diversos clientes. Para continuar competitivo no mercado, investimentos precisam ser feitos durante todo o processo de fabricação, o investimento em segurança energética é muito importante.

Alguns dos fatores que consomem a energia, fazendo com que contas altas sejam pagas no final do mês são:

– Maquinários;

– Iluminação;

– Aquecimento;

– Ventilação.

Contudo, sabemos que a eficiência de uma indústria não começa na entrega de seus produtos, mas sim na sua administração interna. Buscar formas de evitar gastos faz com que o fluxo de caixa seja mais sustentável e econômico, fazendo com que a empresa renda muito mais, que é um desafio cada vez maior, uma vez que o valor do KW/h cobrado varia de acordo com o horário e com as condições dos reservatórios das hidrelétricas.

4 formas de economizar energia em sua indústria

Agora vamos listar algumas dicas importantes que farão com que você possa economizar energia de forma eficiente, em sua indústria. Veja, abaixo, quais são:

1. Iluminação

Sempre busque substituir a iluminação incandescente por iluminação LED, em locais mais fechados e em ambientes externos. Já que o fluxo de pessoas nos ambientes externos é menor, opte pela utilização de um temporizador, que tenha programação automática para luzes depois de um determinado tempo.

Em ambientes internos, ajuste os níveis de iluminação de acordo com a necessidade específica e busque lâmpadas mais adequadas para cada demanda.

2. Motores elétricos

Buscar a redução de energia nos motores elétricos poderá impactar diretamente no seu consumo de energia. Sendo assim, trocar motores ineficientes por outros de maior eficiência fará com que seu consumo diminua muito.

O caro, a longo prazo, pode sair muito mais barato para a sua indústria. Tratando-se da redução de energia pelos motores, otimize a eficiência de transmissão, através de correias sincronizadas, ao invés de correias em V, já que estas podem escorregar e comprometer a eficiência de redução, quando operadas em cargas elevadas.

3. Ar comprimido

Reduza os custos gerados com o ar comprimido, verificando a ação do compressor de ar e consertando certos vazamentos nas linhas. Além disso, você também poderá utilizar um método sistemático para manutenções preventivas e preditivas, garantindo a eficiência na operação do sistema de ar comprimido.

Outra questão que podemos destacar são a implementação de políticas internas que possam visar um gerenciamento mais taxativo e frequente do ar comprimido de toda a empresa, com o simples intuito de cortar qualquer gasto desnecessário, além de prover correções aos vazamentos e sincronizá-los de acordo com a necessidade de produção.

4. Ventilação e aquecimento

Para tornar o aquecimento e a ventilação de sua empresa menos custosos, você poderá reduzir a carga de instalação, fazendo com que o sistema realize o trabalho em menor frequência.

Seguindo os passos do ar comprimido, também é importante criar uma política de gerenciamento aos equipamentos HVAC.

Além disso, defina áreas específicas para que os exaustores possam ser desligados quando não houver a necessidade, e realize o controle da temperatura nos espaços durante a noite.

5. Opte por geradores de energia

Por serem dispositivos que convertem diversos tipos de combustíveis em eletricidade, geradores são extremamente econômicos em horário de ponta, dependendo do custo dos combústíveis em sua região. Além disso, geradores modernos, que dispõem de motores e alternadores mais eficientes o que traz ainda mais economia por kW/h gerado. 

Usando geradores a gás natural, sua empresa não só terá praticidade em usar a energia com um custo menor, mas como também cumprirá um papel sustentável para o meio ambiente.

Gostou das dicas? Agora que você entende a importância de economizar energia em sua indústria e já conhece as dicas para realizar esta gestão de forma mais eficiente, que tal conhecer os nossos produtos?

Acesse agora mesmo o nosso site e realize o dimensionamento do equipamento ideal para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato