Geradores são equipamentos fornecedores de energia, especiais para socorrer em situações como quedas na rede elétrica. Gerador de energia é um aparelho importante que carrega cuidados necessários na operação.
A instalação desse tipo de aparelho visa garantir a eficiência e segurança no local, no que diz respeito a atividades e aparelhos na rede elétrica. Seja para residências, empresas ou em eventos, são fundamentais.
Tão importante quanto o papel ocupado por esses geradores é a necessidade de tomar alguns cuidados, a fim de garantir o sucesso do seu desempenho.
Cuidados no dia a dia
Primeiro, a instalação deve ser em local seguro, não apenas para garantir a durabilidade do aparelho, mas proteger.
Uma superfície coberta, ventilada e longe de materiais inflamáveis é o mais indicado. Isso evita ações da natureza, como poeira e chuva, além de evitar acidentes pelo aquecimento.
Manutenções também são cruciais para que o aparelho fique sempre em boas condições e seja reparado, caso necessário. Além disso, é bom conferir se há óleo e combustível suficientes, e se a limpeza está em dia. São análises rápidas, que podem fazer toda a diferença.
Necessidade de profissionais na operação do gerador de energia
É recomendado que apenas profissionais operem o equipamento, sendo sempre a alternativa mais segura. Ao ligar, é interessante avaliar o funcionamento primeiro sem carga, para avaliar valores de corrente e frequência. O disjuntor deve permanecer desligado.
Além disso, as chaves tanto do regulador de tensão, quanto a geral de tensão, devem ficar desligadas. Ao desligar o gerador, é importante checar antes se há trabalhos em andamento para serem interrompidos.
Ações para prevenção de acidentes
O manuseio por profissionais é necessário, a fim de evitar problemas. Por falta de conhecimento, alguns erros podem causar sérios acidentes.
Por exemplo, o combustível deve ser colocado quando o gerador estiver desligado. O motivo é o alto poder inflamável encontrando com o aquecimento do aparelho, certamente uma combinação para acidentes.
Choque elétrico também é outro risco. Para evitar, é preciso não manusear o gerador com mãos molhadas. Somado a isso, é importante checar se o fio terra está devidamente aterrado.
Durante a realização de eventos, por exemplo, o gerador deve ser instalado longe de onde estarão os convidados. O gerador em si é um aparelho seguro, mas o seu manuseio incorreto pode causar acidentes.
Para empresas e residências que desejam instalar o gerador, é interessante encontrar um local com as características que citamos antes. A proteção do espaço e a distância dos leigos é importante para que o aparelho possa funcionar sem problemas.
Esses são os cuidados necessários na operação de um gerador de energia. Ao adquirir um, normalmente, as empresas oferecem o serviço de instalação, além de manutenções, tanto preventivas, quanto aquelas que visam corrigir problemas de funcionamento.
Isso garante ao comprador que o gerador estará sempre em bom funcionamento e que profissionais serão responsáveis por todas as operações.
Temos uma diversidade de produtos que visam atender a necessidade de cada cliente.
Caso você queira encontrar o gerador de energia ideal, não deixe de falar conosco!
4 respostas
E o que 6 feito psra evitar o barulho e ruidos que tanto incomodam os vizinhos?
Olá Rosângela, a Generac trabalha com geradores que possuem tratamento acústico que diminui muito o som emitido, e também temos a linha de Geradores Guardian, são geradores que foram projetados para o uso residencial, ruído muito baixo e zero fumaça. Confere aqui https://generacbrasil.com.br/produtos/geradores-gas/
Ola,usando um gerador bifásico,posso usar uma chave de transferência bifásica e o neutro ligar direto na rede? Ou precisa colocar chave de transferência também no neutro?
O que acontece se o disjuntor geral da energia da rua estiver ligado e a energia voltar quando o gerador tbm estiver ligado ?