A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

Guia definitivo para escolher um gerador de energia residencial

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

O fornecimento de energia elétrica residencial muitas vezes é interrompido por diversas razões, desde manutenções programadas até eventos climáticos que acabam causando instabilidade no fornecimento de energia.

Para resolver esse problema e evitar que sua residência fique sem fornecimento de energia, os geradores residenciais são a solução. Atualmente, os geradores não são um privilégio apenas de empresas e indústrias, pois existem modelos desenvolvidos especialmente para atenderem demandas residenciais.

Por isso, veja neste guia definitivo tudo o que você precisa saber para escolher um gerador residencial e garantir o suprimento energético necessário para sua casa!

Preciso mesmo de um gerador?

Ter um gerador residencial é algo que tem ser tornado cada vez mais indispensável por vários aspectos. Um deles é o conforto que um equipamento que fornece energia de forma autônoma proporciona.

Primeiramente, você garante o conforto em momentos de queda ne energia onde normalmente as pessoas ficam sem climatização, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e demais itens que fazem o conforto do lar.

Imagina ficar sem luz em um verão, no meio da noite, sem ar-condicionado para poder dormir tranquilamente, isso pode ser evitado com o uso de um gerador residencial. Além disso, a cozinha não fica desbastecida e com risco de alimentos perecerem por falta de refrigeração em geladeiras e freezers.

Aliás, outro quesito fundamental para responder à pergunta feita nesse tópico é a segurança. Ter um gerador em sua casa significa que os sistemas de segurança nunca ficarão desarmados.

Isso pode incluir:

• Cerca elétrica;

• Alarmes;

• Sistema de circuito interno de televisão;

• Portão eletrônico.

Muitos sistemas de segurança possuem baterias para que uma simples falha no abastecimento de energia elétrica não prejudique a segurança. No entanto, não é raro acontecer de uma residência ficar horas sem luz, de modo que as baterias não são suficientes.

Isso quer dizer que o mais seguro em termos de abastecimento de serviços de segurança é o gerador residencial. Poder ficar tranquilo sabendo que em casos de emergência você não ficará desassistido, é um dos principais benefícios de ter um equipamento como esse em casa.

Qual o tamanho do gerador que eu preciso?

Depois de conhecer alguns dos principais motivos de ter um gerador, é hora de saber qual o tamanho certo que você necessita. Para tanto, existe um cálculo que é feito para chegar ao tamanho que uma residência necessita.

Inicialmente, some a potência, em Watts, de todos os aparelhos que você deseja que sejam abastecidos pelo gerador em caso de falta de energia elétrica. Normalmente os aparelhos possuem especificado a potência. 

Ademais, é essencial que os aparelhos que tenham motor, como a geladeira, tenham a potência multiplicada antes da soma. Isso porque esses aparelhos necessitam de maior energia no acionamento.

Após somar tudo, é aconselhável trabalhar com uma margem se segurança, para que o gerador não trabalhe no limite operacional e permita também que novos equipamentos sejam inseridos em seu sistema.

Dessa forma, o resultado que você obter nesse cálculo vai ser o tamanho aproximado do gerador que sua residência necessita.

Se você tiver dúvidas de como realizar esse cálculo, a Generac possui uma equipe pronta para te ajudar a dimensionar o equipamento ideal para sua necessidade. Bastar entrar contato conosco nesse link.

Onde posso instalar o gerador?

O local de instalação do gerador vai depender do modelo escolhido, pois existem modelos que são blindados e podem ser instalados em ambientes abertos e que peguem sol e chuva. Outros modelos necessitam de um local seco e protegido para que funcionem corretamente.

Sendo assim, os locais que mais costumam ser aptos para receber geradores são garagens, áreas de serviço, áreas semiabertas ou áreas externas.

É sempre importante que a instalação ocorra de acordo com a orientação do fabricante para que o equipamento desenvolva o trabalho com a qualidade e eficiência esperada por você.

Assim, se o ambiente for agressivo que você tiver para a instalação do gerador, será preciso encontrar modelo que seja condizente e que suporte a exposição, como é o caso de casas em praias e locais muito quentes.

O que devo observar no momento de escolher o gerador?

Para escolher um gerador, vários requisitos precisam ser observados para que a melhor opção seja encontrada. A primeira delas já foi abordada anteriormente, que é o tamanho.

Encontrar a potência necessária faz com que você não tenha que ter um gasto maior com o gerador do que realmente o necessário para o abastecimento de sua residência ou de parte dela, como for o caso.

Depois disso, outra questão a ser observada diz respeito aos tipos de geradores existentes no mercado. A forma de abastecimento e o tipo de combustível também devem ser observados.

Isso ocorre porque essas questões são cruciais para que você entenda o nível de ruído que o gerador irá fazer, a forma de acionamento, o gasto de manutenção e outras características.

Além disso, é importante prestar atenção em outras características como na resistência, recursos e emissão de poluentes.

Portanto, como todas essas e muitas outras questões são indispensáveis de serem observadas no momento de escolher seu gerador, logo abaixo você vai encontrar as principais informações sobre tudo isso.

Tipos de gerador: Standby x Portáteis x Inverter

Entre os tipos de gerador que você pode encontrar, existe o Standby que é o mais aconselhável para uso residencial. Isso se dá porque esse gerador sempre vai estar pronto para ser ativado em caso de falta de energia.

Com isso, o equipamento fica sempre ligado, porém sem estar em funcionamento até detectar uma falha de energia, quando então ele supre essa falha e fornece a energia necessária aos seus aparelhos residenciais.

Assim, em questão de poucos segundos ele inicia o fornecimento e geração de energia e consegue evitar que sua residência fique sem energia. E tudo isso de forma eficiente, pois é automático.

Como esse modelo fica sempre de sobreaviso, o ideal é a utilização de forma fixa na residência, o que vai diferencial do modelo portátil, por exemplo.

O tipo de gerador portátil é o ideal para quando você necessita da utilização em mais de um local, mas não ao mesmo tempo. Se você vai viajar e realizar um acampamento, pode levar o gerador portátil que você usa de vez em quando em casa.

Ademais, o gerador inverter também é um dos existentes no mercado e ele funciona com a produção de energia contínua que é convertida em corrente alternada. Com isso, o gerador transforma a energia gerada em energia limpa.

No entanto, como dito, o mais indicado para o uso residencial é o Standby, por inúmeros motivos que serão mencionados nos tópicos seguintes.

Combustível: Gasolina x Gás Natural X Diesel

Outra questão a ser observada no momento de escolher o gerador é o tipo de combustível que ele utiliza. E isso é uma das vantagens da linha Guardian da Generac, pois o tipo de combustível utilizado é o gás natural.

O gás natural é um combustível menos poluente, de forma que você contribui para a diminuição do aquecimento global. Além do mais, é um combustível que tem ótimo rendimento e economia, o que é essencial para ter o melhor desempenho com o menor custo possível.

Além do gás natural, é possível encontrar geradores à gasolina e a diesel. Essas duas formas de combustíveis são mais agressivas ao meio ambiente e possuem alguns contras como custos mais altos.

Os geradores abastecidos com diesel ou gasolina também emitem maior ruído, pois o tipo de motor é diferente. Com isso, o uso não é tão confortável quanto o uso de geradores de gás natural.

Outra questão dos equipamentos à base de gasolina ou diesel é a produção de fumaça. Com isso, dependendo do local em que for instalado, pode gerar problemas sérios de convívio quando for necessário utilizar.

Abastecimento de combustível

Entre as questões a serem observadas no momento da escolha do seu gerador, a necessidade de abastecimento de combustível é muito importante.

Dependendo da potência e do tipo de combustível utilizado, a frequência de reabastecimento muda. No caso de utilizar gerador que funciona com gasolina ou diesel, conforme a necessidade de geração de energia, vai ser o consumo. Assim, é sempre necessário verificar o abastecimento para evitar que o tanque fique desabastecido.

Isso significa que você vai precisar ter combustível reserva em casa para o caso de precisar usar o equipamento por tempo prolongado. E o armazenamento de gasolina ou diesel pode ser consideravelmente perigoso em um ambiente residencial.

No entanto, se o gerador for movido a gás natural, o reabastecimento não é necessário, o que é mais uma vantagem de utilizar geradores com esse combustível. Nesse caso, após a instalação inicial, você não precisa se preocupar no nível de combustível, pois o gás natural vai sempre chegar pela tubulação da empresa de gás.

Com isso, não há riscos à saúde dos moradores, nem riscos de explosão do combustível armazenado, de forma que sempre é a melhor opção para proporcionar energia de emergência a sua residência sem descuidar da segurança de todos.

Nível de ruído

O nível de ruído é mais uma questão de grande relevância no momento da escolha do gerador, pois você não deseja ter um equipamento extremamente barulhento em sua casa.

O ideal é que o equipamento supra a falta de energia, mas não cause nenhum desconforto aos moradores da residência. Por isso, uma das linhas mais adequadas com nível de ruído baixo é a linha Guardian.

O nível de ruído dessa linha, que é composta por geradores do tipo standby abastecidos com gás natural, gira em torno de 60db. Isso é um nível de ruído considerado silencioso e um dos motivos é justamente o tipo de combustível e as tecnologias utilizadas. A linha é compacta, o que também influencia no nível de ruído.

Além disso, a tecnologia empregada no desenvolvimento desse modelo também auxilia na redução de ruídos, desse modo a operação se torna silenciosa e não atrapalha o fluxo normal da casa.

Assim, você pode nem perceber que está utilizando um gerador, de tão silencioso e confortável aos ouvidos é o funcionamento do equipamento.

Dimensões

As dimensões do gerador precisam ser analisadas antes da escolha para que você consiga encontrar um modelo compacto e que não ocupe muito espaço em sua residência.

Nesse caso, o modelo Guardian mencionado acima também é líder nesse quesito, pois tem um tamanho reduzido que é em torno de 638mm de largura por 727mm de altura. Ou seja, o tamanho é realmente compacto e vai fazer com que possa ser instalada em qualquer local.

Ademais, o peso desse modelo é de aproximadamente 158kg, podendo chegar a pesos maiores como de 203kg ou 211kg, a depender da potência escolhida de acordo com sua necessidade.

Entretanto, o formato compacto do gerador não quer dizer que tenha eficiência reduzida ou menor capacidade de gerar energia. Pelo contrário, pois os modelos compactos da série Guardian conseguem suprir exatamente as necessidades de qualquer tipo de residência, desde as com maior exigência, até as com menor consumo.

Proteção e resistência

As características de resistência e proteção também estão entre as questões que você precisa levar em consideração na hora de escolher o melhor gerador para sua residência.

Existem modelos que podem ser expostos a climas extremos, bem como modelos que precisam de proteção exterior e de um ambiente coberto.

Porém, o modelo Guardian é desenvolvido com RhinoCoat que proporciona maior resistência ao alumínio que reveste o equipamento. Com isso, ele se torna um gerador residencial que pode ficar exposto a todos os tipos de condições meteorológicas, de forma que não precisa ser instalado em locais especiais.

Ainda, se você quer um gerador para uma residência de praia, esse modelo é o mais recomendado, pois com essa tecnologia de resistência, ele pode ser exposto até mesmo à maresia sem que ocorra interferência no funcionamento ou deterioração do material.

Recursos de automação

Os recursos de automação são outra característica essencial para ser analisada no momento de escolha do gerador. Isso porque, quanto mais automático for o equipamento, mais prático ele será para você.

Imagine que durante uma queda de energia numa noite chuvosa, você precise sair de casa para ligar o gerador. E é não só ligar o gerador, você também precisa desligar o quadro de energia da sua casa antes de dar partida no gerador, e quando a energia volta o processo inverso precisa ser feito.

O processo descrito anteriormente pode ser feito de forma automática, e não depende somente do gerador, o equipamento responsável por isso, é o quadro de transferência automático (QTA). Ele possui componentes que monitoram a rede elétrica e no momento que a energia acaba, o gerador entra em funcionamento e supre a energia da casa, além disso o QTA desliga o quadro de energia quando o gerador começa a enviar energia, e desliga o gerador e restaura a energia que vem da concessionária quando o apagão acaba.

Então no momento de escolher uma gerador procure procure por modelos que venham com QTA, assim você aproveita o máximo do equipamento.

Vale lembrar que todos o modelos da linha Guardian da Generac, são fornecidos com QTA, assim adquirindo qualquer gerador dessa linha você leva uma solução completa sem custos extras.

Emissão de poluentes

Quanto à emissão de poluentes você também precisa prestar atenção para escolher o modelo mais adequado. Isso porque é essencial encontrar o gerador que ofereça redução de impacto negativo ao meio ambiente.

Além de os modelos movidos à gasolina ou diesel produzirem poluição no momento da queima para a geração da energia, o momento do reabastecimento também pode ocasionar prejuízos ao meio ambiente.

Não é incomum no momento do reabastecimento desse tipo de equipamento a ocorrência de vazamentos e desperdício de combustível. Dessa forma, ocorre a contaminação do solo, se for em área externa.

Em contrapartida, o modelo Guardian que utiliza gás natural como combustível reduz a emissão de poluição, pois consegue emitir uma energia limpa.

Comparado ao diesel, geradores a gás natural emitem 99% menos óxido de enxofre, 99% menos hidrocarbonetos, 80% menos óxido de nitrogênio e 40% menos CO2.

Ademais, por não necessitar de reabastecimento, também não ocasiona a contaminação do solo como nos casos citados acima.

Assim, encontrar o modelo que seja menos impactante ao meio ambiente, ao mesmo tempo faz bem diretamente a você, por conta dos benefícios já mencionados acerca do gás natural.

Qual a melhor marca comprar?

Atualmente, o mercado de geradores é grande. No entanto, no que diz respeito aos geradores residenciais, não há marca que possa ser comparada diretamente com a Generac que produz o modelo Guardian.

Essa marca oferece todos os benefícios e características que sua residência necessita. Primeiramente, a marca oferece vários modelos dentro da série Guardian, de forma que você pode escolher a que mais se enquadra nas suas necessidades.

A marca Generac garante a você um equipamento com flexibilidade na instalação, o que é importante para facilitar esse processo e o local de instalação não necessitar de muitos requisitos.

Adicionalmente, os controles do gerador são altamente sofisticados e, ao mesmo tempo, intuitivos. Com isso, as configurações e formas de operação podem ser verificadas sem dificuldades, mas em uma interface bonita e com design diferenciado, nem parece que você está em frente a um gerador.

Isso porque a marca é inovadora e desmistificou a imagem robusta e grosseira que muitos geradores possuem. Assim, sua residência fica segura e confortável sem precisar recorrer a equipamentos enormes, barulhentos e invasivos.

Outra questão que torna a Generac a melhor marca de geradores é o suporte 24 horas que é oferecido, 7 dias por semanas e todos os dias do ano. Assim, independentemente do dia, mesmo em feriados, você é atendido para solucionar qualquer tipo de problema que possa ocorrer.

Outra questão que destaca ainda mais a marca é o tipo de motor utilizado na série Guardian, que são motores fabricados exclusivamente para o uso rigoroso dos geradores de energia, isso garante um funcionamento mais suave, economia de combustível e uma durabilidade muito maior.

Além disso, o motor funciona a uma RPM mais baixa, o que permite que os geradores funcionem de maneira ainda mais silenciosa. Essa característica também é responsável por reduzir o consumo de combustível.

A tecnologia True Power que a marca utilizada é mais uma inovação que faz a Generac ser a melhor marca de geradores do mercado. Essa tecnologia faz com que o gerador proporciona menos de 5% de distorção harmônica total.

A informação acima significa que a energia gerada por meio de um gerador Guardian segura e estável nos eletrodomésticos e eletrônicos de sua residência. Isso é essencial para preservar a eficiência e bom funcionamento dos aparelhos mais sensíveis que você possui em casa.

A Generac oferece ainda o Controlador Evolution. Dentro dos controles interativos mencionados acima, está o display LCD multilíngue. Com isso, o gerador pode ser monitorado em mais de um idioma, de forma fácil e inteligente.

O status de bateria, bem como intervalo de manutenções e demais questões podem ser facilmente acompanhadas por meio do display, o que torna o equipamento muito mais fácil de ser manuseado.

Concluindo, os geradores da linha Guardian da Generac possuem modo Quiet-Test. Esse modo é responsável por realizar testes de funcionamento no equipamento enquanto está em espera. Assim, quando surgir uma emergia que ocasione a necessidade de uso, gerador estará em perfeito estado.

Dessa forma, por meio deste guia, foi possível demonstrar a você as principais informações que é preciso ter conhecimento para poder escolher um bom gerador residencial.

Utilizando as informações mencionadas aqui, com certeza você vai encontrar o equipamento adequado para suprir as faltas de energia que sua residência pode passar, sempre com os recursos certos e compatíveis.

Além disso, o custo-benefício dos modelos apresentados é o melhor, de forma que além de tudo você vai ter economia e garantir a eficiência do equipamento nos momentos que mais necessitar dele.

Assim, acesse nosso site agora mesmo e encontre o gerador adequado e ideal para fornecer o suprimento de energia que sua residência necessita e não fique mais sem energia elétrica! 

7 respostas

  1. Olá me chamo mayara e aqui onde moro falta muita luz , gostaria de comprar um pra minha casa que não fosse tão barulhento , com um bom preço !

  2. Tenho interesse em comprar, standby. Pois comprei um da NEGANO, sem exito. Muito barulhento. Potencia 6,5KVA, 220/380, não sei nem que Fazer com gerador. Tá aqui em ecachotado..

  3. olá, gostaria d saber o preço de um gerador a gás, mimha prioridade em caso da falta d energia, é não ficar sem o uso de geladeira, ar-condicionado e algum ponto d luz. cual sería o preço? minha casa só tem 100 MT. Me Passem um telefone para contato. sou do rj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato