A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

Nobreak ou gerador? Quando optar por um ou outro

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

É sempre importante conhecer as diferenças entre nobreak ou gerador na hora de escolher o melhor equipamento para você. Ambos possuem grandes vantagens e cabe a você conhecê-las antes de tomar uma decisão!

O que é nobreak?

No break ou UPS (a sigla é traduzida da expressão em inglês uninterruptible power supply ou fonte de energia ininterrupta), nada mais é do que um aparelho que fornece energia aos equipamentos ligados a ele.

Este equipamento regula a voltagem da energia de forma que proteja os dispositivos a ele conectado contra picos de luz e oscilações diversas que podem trazer danos irreparáveis ao dispositivo.

Apesar do nome energia ininterrupta obviamente há um limite para esse tempo de energia até o nobreak parar de alimentar o dispositivo. Geralmente, os no breaks alimentam o dispositivo como um computador, por exemplo, por cerca de 5 minutos.

Este é um tempo suficiente para que o usuário consiga salvar seus arquivos ou encerrar suas atividades na máquina, em segurança e desligue corretamente o aparelho para depois voltar a utilizá-lo quando a pane elétrica cessar.

A depender do tipo de no break é interessante que o usuário do produto atente para uma possível necessidade de troca de bateria a cada 2 ou 3 anos.

Existem 3 tipos de no breaks que são os mais conhecidos por atenderem a uma quantidade maior de usuários: linha interativa, online e o stand by.

O no break linha interativa possui uma tecnologia de regulagem automática de voltagem. Esta tecnologia normaliza as variações de voltagem que ocorrem na rede. É um dispositivo eficiente e que possui um custo relativamente baixo se comparado a outros.

Mesmo com o custo mais baixo o no break linha interativa consegue ser eficiente e solucionar oscilações elétricas de forma satisfatória.

Já o no break online, faz a energia em corrente alternada ser convertida para a corrente direta. Esse modelo possui grande confiabilidade, contudo, é mais caro e tem vida útil menor.

Por fim, o stand by é o mais básico de todos e impede as oscilações de energia elétrica com a bateria. É o mais indicado para uso individual, em escritórios e equipamentos pequenos.

O que fazem os geradores?

Estas máquinas são capazes de transformar energias de uma fontes distintas em energia elétrica. Em outras palavras, converte a energia química, mecânica, ou qualquer outra em energia elétrica.

Geradores são utilizados em locais que não podem ficar sem abastecimento de enegia, como hospitais, edifícios comerciais, laboratórios, equipamentos para espetáculos ao vivo, etc.

Os geradores mais comuns são aqueles que transformam a energia química (diesel, gasolina, etc.) em energia elétrica.

Equipamentos alimentados por geradores ficam sem energia até que o gerador os religue após o corte da energia elétrica comum.

Os geradores só começam a funcionar após a cessação da energia comum. Por isso, é comum que em alguns lugares a luz se apague e volte alguns segundos depois. Este intervalo serve para o gerador entrar em funcionamento. Porém o gerador de energia tem um período de operação muito maior que o nobreak, pois enquanto tiver combustível no gerador ele irá fornecer energia.

Conclusões

No breaks e geradores podem funcionar concomitantemente. Assim que a energia cessar, o no break entra em ação impedindo que o aparelho seja desligado, enquanto o gerador começa a trabalhar e voltar a fornecer energia.

Agora que você já sabe como estes equipamentos funcionam, entre em contato conosco para dimensionar o equipamento ideal para a sua necessidade, sem fazer gastos desnecessários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato