A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado.
Clientes do estado de São Paulo
(16) 99753-4880
Clientes fora do estado de São Paulo
(16) 99724-2126
Pós-venda e peças
(16) 3505-9127

O diesel usado no gerador de energia tem prazo de validade?

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

O óleo diesel é usado como combustível dos geradores de energia, usados em condomínios, indústrias e comércios. Entretanto, eles não devem ficar armazenados durante muito tempo. Isso porque o diesel tem prazo de validade sim!

Assim como a maioria dos produtos que compramos no nosso dia a dia, os combustíveis também possuem prazo de validade. No caso do óleo diesel, a partir de determinado período, ele pode provocar defeitos e causar falhas nos geradores de energia.

Diesel tem prazo de validade

Desde que armazenado nas condições corretas, a qualidade do óleo diesel se mantém pelo período máximo de 2 a 4 meses. A partir desse momento, o combustível começa a sofrer alterações e a se deteriorar.

Caso ele seja utilizado para colocar um gerador de energia em funcionamento, o óleo diesel vencido pode atacar o sistema. Além disso, pode levar a uma redução da potência final entregue pelo motor, o que vai influenciar na qualidade e quantidade de energia produzida pelo gerador.

Combustível fora da validade vai começar a reagir com as partes metálicas que fazem parte do sistema de injeção do motor. Isso vai causar um mal funcionamento da bomba injetora. Isso pode levar ao entupimento dos bicos, falhas na partida e perda de potência.

Por que diesel tem prazo de validade?

É preciso ter atenção a um detalhe, a validade do óleo diesel brasileiro é menor quando comparado a de outros países. Isso ocorre porque, a mistura do óleo consumido aqui é diferente.

Desde 2005, com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, é obrigatório por lei que determinada quantidade de biodiesel seja misturada ao diesel comercializado no país.

A nova mistura com biodiesel faz com que o combustível aumente sua capacidade de absorver água do ar. Com isso, há um crescimento do número de microrganismos dentro do óleo diesel.

A quantidade de microrganismos influência diretamente a quantidade de enxofre presente no óleo diesel. Sendo que o enxofre é o item que confere lubricidade ao combustível, além de agir como um biocida.

Dessa forma, mais enxofre precisará ser consumido para eliminar os microrganismos. Com menos enxofre na mistura, menor será a capacidade de lubrificação do óleo diesel. Consequentemente, menor será o seu prazo de validade.

Como evitar problemas com o prazo de validade do diesel?

A manutenção preventiva é a melhor solução para garantir que o óleo diesel armazenado para o seu gerador de energia ainda esteja na validade e não tenha causado nenhum problema na máquina.

Vistorias constantes de profissionais especializados vão avaliar as condições do gerador. Dizer se há algum defeito e, se necessário, os reparos podem ser feitos antes que os problemas se tornem grandes demais.

Não podemos esquecer de fazer uma avaliação das condições de armazenamento do combustível. Guarda o óleo diesel de forma correta é essencial para manter sua qualidade.

Com as visitas de especialistas podemos evitar uma grande quantidade de falhas. Além de termos orientações sobre o que devemos fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nossos especialistas.

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia? Conte com a Generac.
 


Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato