O uso de geradores a Gás Natural em aplicações além do standby.

RESUMO

Tradicionalmente, geradores são considerados como uma fonte de energia de backup. Ou seja, se ocorrer uma falha da concessionária e o local ficar sem energia, o gerador entra em funcionamento e fornece energia para esse local. Dependendo do tamanho do gerador, ele pode fazer backup de toda a instalação ou apenas fornecer energia aos circuitos de segurança e emergência. É importante lembrar que em uma operação standby o gerador fica ocioso, sendo utilizado apenas em casos de falta de energia. Em algumas situações, a duração entre duas falhas consecutivas de energia pode ser de várias semanas ou meses. Este artigo apresentará o conceito de uso de um gerador a gás natural além de aplicações standby, e fornecerá um conhecimento prático do que pode ser alcançado com a tecnologia existente.

Nos últimos anos, conceitos como gerenciamento de energia, energia distribuída, micro-rede e nano-rede revolucionaram o setor de sistemas de energia. Esses conceitos, juntamente com vários outros, alteraram a percepção do gerador standby, não apenas como uma forma de fornecer backup em emergência às instalações, mas também reduzir o custo de operação e gerar receita, maximizando o uso do gerador.

GERENCIAMENTO DE ENERGIA

Podemos definir o gerenciamento de energia como controles sistemáticos da aplicação de energia, no nosso caso, um gerador ou grupos geradores a gás natural, da maneira mais econômica possível para aumentar a disponibilidade de energia, obter redução de emissões, gerenciar riscos e aumentar a eficiência. Com as crescentes necessidades dos clientes e o aumento da demanda de energia, conceitos como gerenciamento de energia estão cada vez mais comuns.

Os geradores standby de emergência podem ser usados para diversas necessidades além do standby. A energia é considerada um dos cinco principais custos operacionais para muitas empresas, e o gerenciamento estratégico da demanda de energia afetaria diretamente os custos. Um gerenciamento eficaz de energia pode ajudar a diminuir os custos, utilizando os meios disponíveis de maneira mais inteligente. Ao usar um gerador durante os períodos de pico de demanda, chamado de horário de ponta, reduziria o uso geral da energia fornecida pela concessionária e resultaria em economia nas altas tarifas cobradas por elas. Em outras palavras, o usuário que está utilizando seu gerador a gás natural para aplicações que não são de emergência está economizando e tendo um ROI ainda maior.

O uso de um gerador a gás natural oferece vários benefícios; em primeiro lugar, o gás natural é um combustível de queima limpa – em comparação ao diesel. O combustível mais limpo resulta em menos emissões de carbono para a atmosfera, o que contribui para um ambiente mais limpo. Em uma aplicação do tipo energia distribuída e micro-rede, um gerador a gás natural é a solução perfeita para geração e armazenamento de energia elétrica.​

COISAS A CONSIDERAR

Alguns fatores devem ser considerados antes de utilizar um gerador a gás natural além de aplicações standby, como:

  •  CONCESSIONÁRIA LOCAL

Para usar seu gerador de energia além das aplicações standby, a primeira etapa é contatar a concessionária de sua cidade para entender os detalhes e quaisquer termos e condições que um usuário deva cumprir antes de começar a aplicação (resposta à demanda, horário de ponta, etc.).

 

  • CONTROLES

Dependendo do tipo de aplicação de energia escolhido, pode ser necessário que o usuário final atenda algumas especificações de controle. Os especialistas da Generac podem facilitar esse processo e fornecer as informações necessárias para controlar o seu equipamento.

 

  • MANUTENÇÃO

Os requisitos de manutenção de um gerador usado em aplicações não emergenciais são diferentes de um gerador standby. O gerador standby opera por um número limitado de horas, diferente do gerador que está sendo usado em aplicações não emergenciais. Geradores com mais uso exigem manutenção e reparos mais frequentes.

CONCLUSÃO

Os geradores a gás natural oferecem a capacidade de reduzir o custo total de energia. As aplicações além do standby são mais adequadas para geradores a gás natural, já que os custos para conseguir certificações de emissões do diesel em aplicações não emergenciais geralmente custam mais.

AUTOR

Muhammad Armaghan é Product Manager da Generac Power Systems. Ele é responsável pela linha de produtos Industriais. Armaghan tem experiência trabalhando em mercados de geração de energia industrial e supervisionou vários projetos multimilionários nos Estados Unidos. Isso inclui usinas de energia, hospitais, data centers e projetos municipais. Armaghan também trabalhou em parceria com engenheiros, empreiteiros e clientes finais.

Converse com nossos especialistas

Está em dúvida para escolher a melhor solução para sua demanda em energia. Conte com a Generac.

Planilha grátis

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Generac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126

Entre em contato com a Generac

Preencha o formulário abaixo, nossos consultores entrarão em contato