A vida moderna em sociedade acontece de forma que não é possível viver sem energia elétrica, concorda? Principalmente em um mundo cada vez mais tecnológico e digital, com inovações que surgem constantemente.
Nesse contexto, é possível afirmar que o Brasil é um país que depende fortemente de energia elétrica para suprir as necessidades de sua população de forma geral e nos mais diferentes aspectos.
Como e por que acontecem as quedas de energia?
Torna-se necessário compreender de onde vem toda essa energia, como os processos funcionam e os riscos de queda. Sendo assim, vale salientar que a energia é produzida principalmente através de usinas hidrelétricas, usinas termelétricas, usinas nucleares, usinas solares, entre outras fontes.
No entanto, ao longo dos anos, o Brasil é um país que tem experimentado sucessivas quedas de energia, principalmente na grande área metropolitana e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, considerando suas características de população, movimentação econômica e hábitos das populações.
Estas quedas ocorrem devido a uma série de fatores, incluindo o uso excessivo de energia, problemas de manutenção, problemas de operação, variações climáticas e falta de investimentos em infraestrutura de energia, por exemplo.
Os períodos de maior queda de energia no Brasil normalmente ocorrem durante o verão, ou seja, quando o uso de energia é o mais alto. Estas quedas podem durar dias ou até semanas, causando grandes transtornos para os moradores e empresas que dependem da energia para as atividades diárias.
O verão é a estação mais quente do ano, principalmente no Brasil, que tem um clima tropical. Este calor intenso nessa época do ano pode significar muitos problemas para os proprietários de casas, empresas e indústrias, caso não tenham geradores. Nesse contexto, a queda de energia se destaca como um dos principais problemas, que se torna comum em locais com temperaturas extremas.
Como acontece uma queda de energia?
As quedas de energia, geralmente, acontecem devido ao crescimento de utilização dos usuários e à falta de energia suficiente para atender à crescente demanda. Os aparelhos de energia mais utilizados no verão incluem ventiladores, ar-condicionado, lâmpadas de luz solar, sistemas de aquecimento solar, motores e geradores, bombas de água, sistemas de aquecimento de água, entre muitos outros.
O uso massivo dos aparelhos de energia durante o verão pela população se justifica pelo desejo das pessoas para manter suas casas e ambientes confortáveis e seguros durante os calorosos meses da estação. Dentre todos, podemos destacar os mais utilizados, que são os ventiladores e ar-condicionado, para manter o movimento do ar e refrescar o ambiente.
Tais aparelhos são considerados os mais populares do verão. Eles são usados para converter o calor do ambiente em ar frio, mantendo o ar fresco e agradável, proporcionando mais bem-estar, conforto e qualidade de vida. Em decorrência, com a sobrecarga nos sistemas, as linhas de transmissão podem ficar sobrecarregadas, levando à queda de energia. Ademais, as quedas de energia também podem ocorrer devido ao mau tempo, que pode levar ao desligamento por motivos de segurança.
O problema não está somente nas residências. Durante o verão, o calor e o aumento da demanda de energia afetam todo o fornecimento de energia, de forma geral. Como resultado, as quedas de energia são frequentes em locais com essas características.
Há medidas de prevenção?
No contexto de uso consciente de energia elétrica, prevenir as quedas envolve uma série de fatores. Trata-se de uma ação que exige a adoção de medidas de infraestrutura de energia que sejam abrangentes, eficientes e sustentáveis.
Uma das formas de melhorar a qualidade e a estabilidade dos serviços de energia é diversificar o modo de produção, para assim reforçar a segurança energética do país, não sobrecarregando apenas um tipo. Dentre elas, podemos citar as fontes de energia renováveis, como a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a energia hidrelétrica, por exemplo.
Desta maneira, ao aumentar a participação de outros tipos de energia, como as renováveis, na produção de eletricidade, os países têm a possibilidade de melhorar a segurança energética. Assim, também se torna possível a redução dos riscos de interrupções de energia, além de maximizar o uso eficiente dos recursos energéticos.
Outra forma de prevenir a queda de energia em regiões do Brasil é reduzir o desperdício de energia. Isso pode significar o uso de lâmpadas de LED, que consomem menos energia. Portanto, o comportamento de consumo da sociedade também é um fator essencial quando se fala em prevenção a quedas de energia e uso consciente da mesma.
Histórico de quedas de energia no Brasil
O território brasileiro é um local que tem tido quedas de energia por diversos motivos. Em 2019, por exemplo, houve quedas de energia em várias partes do país, sendo os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul os mais afetados. Estas quedas aconteceram justamente devido ao uso excessivo da energia durante um período de calor intenso, bem como a demanda por energia mais elevada devido ao crescimento da economia.
Ademais, o Brasil também apresenta alguns problemas com a infraestrutura energética, particularmente em relação à capacidade de gerar energia suficiente para suprir todo o consumo. Por exemplo, em 2019, a companhia de energia elétrica em São Paulo (CESP) registrou uma queda na produção de energia de quase 6%. Esta queda foi devida principalmente à falta de investimento no setor de energia, ou seja, outra razão que ocasiona as quedas.
Por mais energia de qualidade
Quando mencionamos os geradores de energia, sabemos que a qualidade e procedência dos produtos precisam estar em primeiro lugar. Só assim será possível utilizar a energia de modo seguro, eficiente e consciente. E foi pensando nessas questões que as empresas Pramac e Generac surgiram.
Com atuação a nível global, as instituições multinacionais atuam com foco na satisfação dos clientes e no atendimento às suas principais necessidades. Residências e indústrias podem contar com produtos diversificados, de uma linha com alta qualidade, sempre dentro dos padrões internacionais. Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato e converse com a nossa equipe.