Existem muitos estabelecimentos comerciais que dependem completamente de energia elétrica para que seu funcionamento seja perfeito e sem prejuízos. Podemos citar como exemplos: os supermercados, os hospitais e os locais que estejam abrigando grandes eventos, por exemplo.
Para garantir que nunca falte eletricidade em estabelecimentos como estes citados acima, é necessária a utilização de geradores que, dessa forma, evitam possíveis problemas caso haja interrupção ou instabilidade no fornecimento de energia pelas companhias elétricas.
Os geradores se fazem necessários até mesmo por conta de mudanças climáticas, como tempestades de raios e chuvas fortes. Eles podem fazer com que o fornecimento de energia das companhias elétricas seja interrompido bruscamente, levando a blackouts. Por isso, é importante deixar um gerador de reserva durante a realização de um evento, por exemplo.
Tipos de geradores
São comercializados diferentes tipos de geradores, que possuem a mesma função – gerar energia de forma constante – porém, com potências variadas. A potência é um dos diferenciais que indicam qual gerador é o mais recomendado para qual segmento.
Outro diferencial a ser levado em consideração é o tamanho do negócio/evento no qual o gerador será utilizado. É preciso fazer um dimensionamento antes de comprar ou alugar um equipamento desses. Saber o quanto de energia você irá precisar é fundamental para decidir a potência do equipamento.
Por isso, não adianta simplesmente alugar ou comprar um gerador sem conhecer e entender qual tipo é o ideal para o uso que você quer fazer.
Segmentos de mercado e geradores indicados
- Gerador de 1500 a 2500 KVA – É indicado para os setores que exijam sistemas de desempenho máximo, além de alta confiabilidade. São eles os segmentos de óleo e gás, usinas de energia e aplicações off shore.
- Gerador de 1000 a 1500 KVA – Este equipamento robusto é indicado para os estabelecimentos de grande porte, que precisam de grandes capacidades elétricas. Como exemplos temos siderúrgicas, usinas e indústria de automóveis.
- Gerador de 750 a 1000 KVA – Ele é ideal para os estabelecimentos que precisam de alta potência, como datacenters e nos segmentos de refinarias e de mineração.
- Gerador de 500 a 750 KVA – Esse gerador é utilizado nos setores de siderurgia e metalurgia, além de ser muito indicado para as fábricas de matérias como vidro e cimento. É um gerador muito eficiente, flexível e de alta tecnologia.
- Gerador de 370 a 500 KVA – Esse gerador é uma opção importante para shows e grandes eventos, pois utilizam equipamentos de alta potência e desempenho. É muito utilizado também nas indústrias de bebidas e de alimentos.
- Gerador de 270 a 370 KVA – Esse gerador é muito indicado para o mercado varejista, pois essas empresas precisam de um modelo potente, mas silencioso.
- Gerador de 130 a 270 KVA – É um gerador que garante o melhor desempenho para fábricas de peças eletrônicas e para pequenas.
- Gerador de 60 a 130 KVA – Esse é um gerador ideal para o ramo de construção civil. É utilizado em várias fases de uma obra.
- Gerador de 10 a 60 KVA – É um gerador que pode ser utilizado em diversos segmentos, como por exemplo residências e pequeno negócios. Ele atende com eficiência à todas as demandas necessárias.
Gostou do artigo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor sobre quais segmentos podem empregar os geradores. Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça nossos produtos. Entre em contato para podermos dimensionar qual o equipamento ideal para a sua necessidade.