Os geradores de energia são uma solução eficiente para quem busca segurança e comodidade no fornecimento de energia.
Seja para residências ou para empreendimentos: como hospitais, escolas e supermercados, que podem sofrer grandes prejuízos materiais e até humanos com uma queda de eletricidade, já existem diversas alternativas disponíveis no mercado.
Geradores a diesel e geradores a gás são as que mais se destacam. Mas você sabe a diferença entre elas? As duas opções têm seus pontos fortes e fracos. Por isso, é essencial conhecer bem cada produto para escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades.
Para facilitar, separamos para você algumas características de cada um dos geradores. Confira!
Geradores a diesel
Esse modelo de gerador usa a combustão do diesel para gerar energia elétrica. Por suas características são equipamentos bem flexíveis, sendo recomendado para os mais diversos usos eventos de grande porte, indústrias, shoppings centers e supermercados, residências, por exemplo, entre outras situações em que a falta de energia elétrica não pode ocorrer.
No entanto, os geradores a diesel exigem cuidados maiores, já que, para funcionar de forma ininterrupta, eles demandam abastecimento frequente ou armazenamento de altas quantidades de combustível.
Outro ponto fracos está nos níveis de poluição e fumaça emitidos por esse tipo de gerador. Além disso, ainda há emissão de ruídos elevados, que são incômodos e podem até descumprir as legislações em vigor para algumas áreas, como as que têm hospitais e escolas. Nesse caso, é necessário adicionar um sistema de atenuação, aumentando os custos para adquirir o equipamento.
Geradores a gás
Com níveis de emissão de poluentes muito inferiores a outros combustíveis, como carvão, diesel e gasolina, o uso do gás natural gera menos impactos no meio ambiente.
Outro ponto positivo dos geradores a gás natural é que eles não apresentam riscos relativos ao armazenamento de combustível, já que o abastecimento de gás normalmente é feito pelas concessionárias locais.
Já para casos de cogeração, essa opção é bastante recomendada, pois o gás natural pode ser reaproveitado em forma de calor.
Os geradores a gás também requerem cuidado especial pelo potencial inflamável do gás natural, que faz com que os cuidados com vazamentos sejam redobrado.
Qual a melhor opção?
Tanto os geradores a diesel como os geradores a gás têm pontos positivos e negativos, de forma que a escolha entre eles deve levar em consideração o objetivo da aplicação e as condições do local da instalação e também o custo benefício de cada solução.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre os dois geradores, já pode avaliar os prós e contras de cada opção e decidir qual é a melhor para sua casa ou para o seu negócio.
Independentemente da sua escolha, a nossa empresa tem a melhor solução. Nossos geradores seguem padrões internacionais rígidos e possuem tecnologias únicas que podem fazer a diferença. Entre em contato e saiba mais!