Não é uma tarefa fácil definir metas financeiras para sua empresa. De um lado temos o uso de recursos para manter o negócio em operação, do outro precisamos de investimento para melhorar os resultados. Mas podemos fazer tudo isso com uma gestão mais eficiente.
É por meio dela que conseguimos realizar o diagnóstico da saúde financeira da empresa, para saber quais os próximos passos. Quando você tem conhecimento do que fazer apresenta muito mais segurança sobre o melhor caminho e alcançar melhores resultados.
Veja!
Comece a definir metas financeiras para sua empresa de maneira correta
Antes de iniciar esse processo de criar metas você precisa fazer uma análise da saúde financeira da empresa. Afinal, pensar em objetivos é imaginar questões sobre o futuro, mas de nada adianta se agora os processos estão desorganizados.
Por isso, é importante fazer uma análise aprofundada dos números gerados no financeiro. Somente a partir de dados concretos é que compreendemos o momento atual da organização. Caso você estabeleça metas sem ao menos fazer esse diagnóstico, pode perder o controle ao longo do caminho.
Pois bem, a dica aqui é manter o controle por meio do conhecimento da situação atual. A partir desse passo conseguimos pensar mais claramente no futuro, em direção aos objetivos que sejam possíveis, por exemplo, tema das próximas dicas.
Aproveite os indicadores para acompanhar a evolução do financeiro
Os indicadores são aqueles dados gerados por meio de relatórios ao longo do tempo de operação da empresa. Os resultados vão te dar uma base para tomada de decisões atualmente e para pensar em metas a curto, médio e longo prazo.
Estoque
A necessidade de estoque gera o que chamamos de capital imobilizado, ou seja, recursos financeiros que ficam parados. Portanto, é imprescindível analisar os valores que representam os produtos em estoque e comparar com o volume de vendas.
Contas a receber e a pagar
No contexto mais básico sobre finanças, sabemos que as contas a receber e a pagar precisam estar em harmonia para que a empresa funcione.
Com isso, os indicadores colaboram para entender se essa parte possui a organização correta. Por exemplo, é importante manter os compromissos, como aluguel, ao passo que não podemos deixar a lista de clientes inadimplentes aumentar.
Tributos
O pagamento de tributos não tem ligação com o crescimento das finanças da sua empresa, sabemos disso. Por outro lado, realizar o pagamento de forma equivocada pode representar um custo muito maior no futuro, o que impacta diretamente nos seus planos de metas para a organização.
Fluxo de caixa
A análise do fluxo de caixa é um dado também muito importante para compreender o momento da empresa. Podemos fazer essa verificação por diferentes períodos, como semana, mês, ano etc. O resultado é uma visão mais ampliada da saúde financeira da sua empresa.
Defina as suas metas financeiras com informações relevantes em mãos
Agora que você possui um panorama de como está a saúde financeira da sua empresa pode começar a fazer sua lista de metas. Com base no quadro atual, vai imaginar quais os resultados que deseja ver no futuro. Se as suas vendas são boas, mas podem melhorar, deixe como objetivo seu aumento.
Outra meta interessante é a redução de custos, que é um processo lento e que precisa de uma visão estratégica para não comprometer a qualidade do trabalho. Por outro lado, seus planos podem demandar certo investimento, por exemplo, se a ideia é automatizar ao máximo.
Sabemos que para esse passo é necessário investir em ferramentas mais eficazes para sua equipe financeira. Ainda que represente benefícios depois de implementada, essa mudança precisa de investimento para que os planos saiam mesmo do papel.
Tenha planos de ação para suas metas financeiras
Falamos muito sobre planejamento até agora, o que é fundamental para evitar erros. Por outro lado, sem criar os planos de ação nenhum dos objetivos vai se tornar realidade. Afinal, para cada plano precisamos de um caminho de ações para obter resultados.
Pense sobre quais são as ações necessárias para que os resultados sejam alcançados, como um passo a passo para tirar os planos do papel. Fazendo um mapeamento e um cronograma você consegue organizar os setores financeiros e apontar a direção certa.
Esse é o momento de dividir com a sua equipe tudo o que a empresa almeja, como será feito e qual o tempo disponível para isso. Afinal, é a hora de distribuir as tarefas para as equipes e contar que seus colaboradores sejam peças atuantes na busca por resultados.
Conte sempre com vários cenários possíveis
O seu planejamento financeiro é, como seu nome já mostra, um plano a ser executado. Porém, o problema é que nem sempre os planos seguem o destino que pensamos. Por isso, não podemos nos esquecer de mencionar a habilidade de lidar com cenários não muito desejados.
Imagine, por exemplo, empresas que tinham seu planejamento financeiro para o ano pronto, mas que se depararam com a pandemia em 2020. Claro que é um contexto que não se repete facilmente, mas representa a imprevisibilidade com a qual temos que lidar em muitas situações.
Portanto, você e sua equipe de gestores não precisam pensar em contextos tão extemos, mas é interessante cogitar cenários alternativos. Conte com dois ou três quadros que possam se apresentar durante a execução do seu planejamento financeiro e esteja preparado ao máximo para resolver problemas que surgirem em cada um.
Use métodos estratégicos para alcançar seus resultados
Agora que você entende os caminhos para melhorar a saúde financeira da sua empresa, pode contar com métodos específicos para um futuro mais interessante. O método SMART é um ótimo exemplo disso, sendo um conjunto de estratégias para ajudar a colocar planos em prática, envolvendo finanças ou não.
Para isso temos algumas regras na hora de estabelecer as metas. Elas precisam ser:
Específicas (Specific)
Aumentar a carteira de clientes é uma boa meta, porém, ainda não está tão específica quanto poderia. Por outro lado, quando criamos o objetivo de aumentar em 20% a quantidade de clientes ativos, conseguimos uma visão mais apurada, menos genérica para ser alcançada.
Mensurável (Measurable)
Falamos bastante sobre os indicadores acima, porque é preciso ter dados em mãos para tomada de decisões. Aqui temos mais uma vez o reforço dessa ideia. Afinal, seus planos precisam ser mensuráveis, ou seja, precisamos ter geração de dados para comparar com quadro anterior e de fato ver resultados.
Atingível (Attainable)
Por mais que pareça óbvio, traçar metas impossíveis vai gerar apenas desconforto e frustração. Por isso, é necessário criar metas que sejam atingíveis, possíveis de se tornar realidade. Aproveite os indicadores, pense em caminhos para bons resultados e crie objetivos reais e, se superar suas expectativas, será ainda melhor.
Relevante (Relevant)
O seu planejamento financeiro precisa ser relevante também, devem ir à direção de crescimento da empresa. Além de trazer um contexto de aperfeiçoamento dos dados financeiros, é possível obter maior engajamento da sua equipe, por conta de entenderem a real necessidade do que é buscado no momento.
Temporal (Time Based)
Por último, a sua meta precisa ser temporal, em outras palavras, deve contar com um prazo para acontecer. Os esforços devem se concentrar em alcançar o máximo de resultados no período estabelecido. Você consegue crescimento para a empresa e maior dedicação do seu time.
Exemplos de metas comuns para setor financeiro
Para te ajudar nessa fase de crescimento resolvemos trazer exemplos práticos de metas financeiras para a sua empresa. Você pode adicionar na sua lista ou ter como base para compreender as demandas mais urgentes do negócio. Claro, reservando as especificidades que cada mercado possui.
Reduzir o número de clientes inadimplentes
A lista de clientes devedores representa capital retido para a sua empresa. Então, você pode ter o objetivo de reduzir essa lista em um período determinado. Para tal, é importante dispor de colaboradores engajados na causa e criar estratégias para melhores resultados.
Acabar com as dívidas em aberto da empresa
Outro ponto que compromete a saúde financeira da empresa é acumular dívidas com fornecedores. O prazo pode ser de um ano para quitar todas as dívidas, podendo reservar um valor específico para isso. Ou ainda, aproveitar meta de redução de custos para direcionar esses valores.
Automatizar processos financeiros
A automatização de processos colabora para maior produtividade da sua equipe e impacta nos ganhos da sua empresa no fim das contas. Por isso que é uma meta interessante a ser buscada, diminui erros humanos e melhora a satisfação de clientes, procure criar um prazo e buscar recursos que tornem esse contexto possível.
Reduzir os custos com energia elétrica
Para finalizar, reduzir custos é sempre interessante, portanto, uma meta comum é focar na diminuição com energia elétrica. A meta pode ser definida com prazo e porcentagem a ser diminuída na conta. Além de incentivar o menor consumo, procure ferramentas que façam a energia ser menos usada no dia a dia.
Agora você consegue definir metas financeiras para a sua empresa de maneira muito mais clara. Precisamos dispor de ferramentas, dados e conhecimento para tomada de decisões no campo financeiro. Isso porque pode impactar em diversos outros setores, trazendo dificuldade ou sucesso para a organização.
Dê um passo em direção à economia de energia para a sua empresa, procure o equipamento que atenda sua demanda!